quarta-feira, 16 de setembro de 2015



 O MORANGO


                                                                                    CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Rosales
Família: Rosaceae
Subfamília: Maloideae
Gênero: Fragaria
Tabela de valor Nutricional (100g)
% VD*
Valor energético 30.2kcal = 127kj     2%
Carboidratos 6,8g 2%
Proteínas 0,9g 1%
Fibra alimentar 1,7g 7%
Fibras solúveis 0,0g -
Cálcio 10,9mg 1%
Vitamina C 63,6mg 141%
Piridoxina B6 0,0mg 0%
Manganês 0,3mg 13%
Magnésio 9,7mg 4%
Lipídios 0,3g -
Fósforo 22,4mg 3%
Ferro 0,3mg 2%
Potássio 184,4mg -
Cobre 0,1ug 0%
Zinco 0,2mg 3%
Riboflavina B2 0,0mg


O Glossary Link morango é uma fruta que agrada não só pelo seu aspecto, mas, também, pelo seu sabor inconfundível.O Glossary Link morango é rico em antioxidantes, que protegem o coração e previnem contra o câncer. A vitamina C, que está presente nesta fruta de forma significativa, é um bom exemplo.
Ela também auxilia na cicatrização, além de aumentar a absorção do ferro e a resistência aos processos infecciosos. Uma porção de oito morangos apresenta mais vitamina C do que uma laranja.

Os benefícios não param por aí. O morango também possui flavonóides, vitaminas do complexo B, ácido fólico e vitamina A. Ainda é boa fonte de cálcio e potássio. Esta composição da fruta garante ao corpo defesa contra agentes nocivos e auxilia na multiplicação das células necessárias para a saúde das artérias, pele e olhos, além de proporcionar o fortalecimento dos ossos e da atividade muscular.
Segundo uma publicação do Berry Health Symposium de 2009, o morango é também um ótimo aliado para a melhora da função cognitiva (mental). A fruta possui antioxidantes capazes de prevenir a oxidação das células, melhorando o funcionamento da memória.
Por ser rico em água - cerca de 90% da sua composição, o morango possui ação diurética e um baixo valor calórico.Um único inconveniente é o fato de que, por ser fruta rasteira, está sujeita à maior ação de pragas e insetos, e, em decorrência disso, muitas vezes recebe excesso de carga agrotóxica.
Para evitar o consumo de morangos com toxinas, ou minimizar este fato, a orientação é a de que a fruta seja mergulhada em água com limão antes de ser consumida. Os morangos que não forem orgânicos devem ser consumidos sem excessos.

INFORMAÇÕES

- O morango é uma fruta vermelha, cuja origem é a Europa.

- Produzida pelo morangueiro, é um fruto rasteiro.

- Existem várias espécies de morango, sendo a fragaria a mais comum e cultivada em várias partes do mundo.

- É uma fruta pouco calórica, apresentando cerca de 38 calorias por 100 gramas de morango.

- O morango é rico em vitaminas como, por exemplo, vitamina C, A, E, B5 e B6.

- Os principais minerais presentes no morango são: Cálcio, Potássio, Ferro, Selênio e Magnésio.

- Os morangos também são ricos em flavonoides, importante agente antioxidante no organismo dos seres humanos.

- Outra característica nutricional importante do morango é que ele possui boa quantidade de fibras alimentares (cerca de 2,5 gramas de fibras por 100 gramas de morango).

- Na culinária, o morango é muito usado na produção de sucos, sorvetes, bolos, tortas doces e geleias.

- Entre os principais benefícios do consumo de morangos para o organismo, podemos citar: fortalecimento do sistema imunológico, auxílio no bom  funcionamento do sistema digestório, ação anti-inflamatória, auxilio no processo de cicatrização de ferimentos, entre outros benefícios.

Dica de consumo:

- Os morangos cultivados em processo agrícola tradicional costumam concentrar agrotóxicos. Portanto, antes de consumi-los é importante fazer uma boa higienização da fruta. Se possível, prefira consumir morangos orgânicos, pois são livres de agrotóxicos e pesticidas.


2 comentários: