terça-feira, 15 de setembro de 2015


AMEIXA
Ameixeira

Plum on tree02.jpg
Classificação científica
Reino:Plantae
Clado:angiospérmicas
Clado:eudicotiledóneas
Clado:rosídeas
Ordem:Rosales
Família:Rosaceae
Género:Prunus
Subgénero:Prunus
Espécies
100 a 150 spp.
Ameixeiraameixoeira ou ameixieira são os nomes por que são conhecidas algumas espécies de árvore de fruto do subgénero Prunus, incluso no género Prunusda família botânica Rosaceae (a que pertencem também a cerejeira e o pessegueiro). A ameixeira-da-baía é, contudo, do género Ximenia. O seu fruto é aameixa.
A espécie japonesa (Prunus serrulata), apesar do seu nome, teve a sua origem provável na China. A Prunus domestica, ou ameixeira-europeia teve origem na Ásia Menor, a sul do Cáucaso.
É um fruto redondo com uma espécie de bico, doce e de epicarpo fino. Existem muitas variedades consoante o seu tamanho, cor, sabor e estação do ano em que se desenvolvem. Têm entre 3–6 cm de largura.
Em 1864, já eram cultivadas 150 espécies diferentes.

Uso medicinal

Graças ao seu conteúdo em fibra (especialmente pectina), carboidratos, magnésio, sódio e potássio, a ameixa é laxativa, recomendada contra a prisão de ventre obstinada.
Médicos afirmam que a ameixa fresca é um magnífico agente terapêutico contra as enfermidades causadas pelos ácidos e associadas às hiperlipidemias, principalmente pelo ácido úrico, tais como o reumatismo, a artrite, a gota; a arteriosclerose, a nefrite etc; ácidos e/ou gorduras originados por uma alimentação excessiva, à base de proteínas, gorduras saturadas e colesterol.
A ameixa fresca é indicada contra as hemorroidas e a hipocondria.
Sendo diurética, recomenda-se contra as afecções de caráter inflamatório das vias urinárias. É, ainda "desobstruente" do fígado, "depurativa" do sangue e "desintoxicante" do aparelho digestivo, pelo que se emprega com êxito nas afecções febris do estômago e do intestino. Também costuma ser empregada no tratamento das afecções das vias respiratórias (anginas, catarros etc.)

VALOR NUTRICIONAL DA AMEIXA

Valor Nutricional – Ameixa vermelha

100 g
Porção 1 unidade (19 g)
Calorias
54,5 kcal
19,1 kcal
Proteínas
0,8 g
0,3 g
Carboidratos
13,0 g
4,5 g
Gorduras
0,6 g
0,2 g

Valor Nutricional – Ameixa seca com caroço

100 g
Porção 1 unidade (10 g)
Calorias
239,0 kcal
23,9 kcal
Proteínas
2,6 g
0,26 g
Carboidratos
62,7 g
6,3 g
Gorduras
0,5 g
0,05 g


Benefícios da ameixa

A ameixa (prunus domestica) é o fruto da ameixeira e vem sendo muito pesquisada devido às substâncias presentes em sua composição, os fenóis, que tem poder antioxidante, ou seja, combatem os radicais livres e protegem a saúde, evitando diversas doenças causada pelo envelhecimento precoce das células causado pelos radicais livres. Segundo pesquisas austríacas, seu poder antioxidante encontra-se mais concentrado quando está bem madura, quase em processo de decomposição, por isso, o ideal é comer os frutos nesse estágio! Como tem grande quantidade de fósforo, a ameixa é indicada em casos de fraqueza e debilidade cerebral.
Ela possui alta concentração de vitamina C, portanto, ajuda o sistema imunológico e previne doenças, além de facilitar a absorção do ferro no organismo; possui vitamina A (betacaroteno), portanto, é excelente para a visão, unhas, ossos e ainda colabora para um bronzeado eficiente e natural! Possui ainda, vitaminas do complexo B, que evitam problemas de pele e reumatismos, fortalecem os cabelos, evitando a queda e também são essenciais ao crescimento.  Também possui potássio e mais fibras do que qualquer outra fruta ou vegetal!
A grande quantidade de fibras existente na ameixa, faz com que seja um dos laxativos naturais mais lembrados e consumidos, sendo a ameixa seca muito usada com essa finalidade. Algumas pessoas a colocam de molho num copo com água à noite, e, no dia seguinte, em jejum, bebem a água e comem a ameixa. Ou apenas a consomem pura, o que também dá resultados.
ameixa seca, por ter alta concentração das substâncias, como as vitaminas, é fonte de energia muito importante, usada como complemento alimentar de quem tem alto gasto calórico, como esportistas.

Precauções e contraindicações

Apesar de tão rica e versátil, a ameixa faz parte de um pequeno grupo de alimentos que possuem oxalatos, substâncias que se fazem presentes em plantas, animais ou em nós, seres humanos. Acontece que, quando o  teor desses oxalatos fica muito concentrado nos fluidos corporais, pode acarretar uma cristalização que resultará em problemas de saúde, como os cálculos biliares e de vesícula. Apesar disso, não significa que os indivíduos com problemas biliares ou hepáticos não possam comer a fruta, apenas, é bom ter moderação.

2 comentários: