sexta-feira, 11 de setembro de 2015

A Maçã

A Maçã 





























Existem mais de 7.500 plantações conhecidas de maçãs, resultando numa gama de características desejadas.



Informações nutricionais :
O consumo regular de maçã é excelente para manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão recomendada de uma unidade por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca.

Também auxilia no processo de emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã libera o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo.
Esta passagem carece de fontes

Também apresenta propriedades medicinais, e produz efeitos benéficos sobre o coração, tanto pelo elevado teor de potássio, quanto pela presença de pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial, prevenindo a arteriosclerose. Por tudo isto, melhora a circulação sanguínea, reduzindo, consequentemente, o trabalho cardíaco e prolongando a vida útil do coração.

Pode ser usada como uma espécie de laxante, pois auxilia na eliminação das fezes. Actua da seguinte maneira: durante a digestão, absorve a água, e, durante a eliminação, liberta esta água que ficou armazenada, não deixando que as fezes sequem e causem problemas posteriores, como a prisão de ventre.
Esta passagem carece de fontes

A maçã contém as seguintes vitaminas: B1, B2 e Niacina, além de sais minerais, como fósforo e ferro.

Fermentada, é utilizada na elaboração de bebidas alcoólicas como a sidra asturiana, o Calvados francês e a sagardua basca.

É rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação de coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames. A maçã é recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso. A sua casca seca é empregada como chá para purificar o sangue e como diurético.

Para melhor aproveitamento das suas vitaminas, o ideal é consumi-la ao natural com casca, pois é junto dela que estão a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais.


Na hora de comprar, escolha as de casca de cor acentuada e brilhante, polpa firme, pesadas, sem partes moles, furos ou rachaduras. Nessas condições ela se conserva até um mês no frigorífico.

Nutrição
O ditado Uma maçã por dia mantém o médico longe, mostra os efeitos da maçã na saúde, a citação foi criada no século XIX no País de Gales. Uma pesquisa revelou que as maçãs podem reduzir o risco de câncer de cólon, câncer de próstata e câncer de pulmão. Em comparação com muitas outras frutas e vegetais, a maçã contêm quantidades relativamente baixas de vitamina C, mas são uma fonte rica de outros antioxidantes compostos. O teor de fibra, embora menos que na maioria dos outros frutos, ajuda a regular os movimentos intestinais e pode assim, reduzir o risco de câncer de cólon. Eles também podem ajudar com doenças cardíacas, a perda de peso, e ajudam a controlar o colesterol. A fibra contida nas maçãs reduz o colesterol, evitando a reabsorção, e (como a maioria das frutas e vegetais) são volumosos para o seu conteúdo calórico. No entanto, as sementes da maçã são levemente venenosas, contendo uma pequena quantidade de amygdalin. Ela geralmente não é forte o suficiente para oferecer perigo aos seres humanos, mas pode matar os pássaros.

Há evidências de experimentos em que foi supostamente confirmado que as maçãs possuem fenólicos compostos que podem ser uma proteção contra o câncer. O fenólicos predominante nas maçãs são a quercetina, epicatequina e procianidina B2.

Além dos já citados benefícios, você irá encontrar outros nutrientes importantes e vitaminas da maçã, que sem dúvidas vão contribuir com a sua saúde, promovendo cada vez mais o seu bem estar e confirmar a frase citada acima Uma maçã por dia mantém o médico longe.


O suco de maçã tem um concentrado teor de neurotransmissor acetilcolina em camundongos, fornecendo um mecanismo potencial para a "prevenção do declínio da performance cognitiva que acompanha a deficiências alimentares e genéticas e combate o envelhecimento." Outros estudos têm mostrado uma "redução do dano oxidativo e declínio cognitivo" em ratos após a ingestão do suco de maçã. Pesquisadores da Universidade Chinesa de Hong Kong descobriram que moscas que foram alimentados com um extrato de maçã viveram 10% mais em relação às outras moscas.

Benefícios da maçã para a saúde :

  • Diminuição do colesterol ruim
  • Controle da diabetes porque tem baixo índice glicêmico;
  • Ajuda a emagrecer porque tem poucas e tem água e fibras que diminuem o apetite;
  • Melhora a prisão de ventre porque as fibras solúveis desintoxicam o aparelho digestivo;
  • Aliviar as dores de gastrite e cicatrizar úlceras gástricas pois as fibras formam um gel que protege a mucosa do estômago.
Como utilizar a maçã para aproveitar seus benefícios :

A maçã é uma fruta muito nutritiva que pode ser utilizada de variadas formas:


  1. Maçã cozida ou assada - útil principalmente em caso de problemas gastrointestinais como vômitos ou diarreia
  2. Maçã crua com casca - ajuda a diminuir o apetite pois tem muitas fibras e a regular o intestino
  3. Maçã crua sem casca - indicado para prender o intestino
  4. Suco de maçã - ajuda a hidratar, regular o intestino preso e diminuir o apetite porque tem uma fibra chamada de pectina que fica no estômago mais tempo aumentando a saciedade
  5. Maçã desidratada - ótima para as crianças, pois tem uma textura mais crocante que pode ser usada como substituto da batata frita, por exemplo. Basta colocar a maçã no forno com temperatura baixa, cerca de 20 minutos até ficar crocante
  6. Chá de maçã - melhora a digestão e alivia a prisão de ventre. A casca da maçã também pode ser adicionada em chás menos saborosos como chá de quebra-pedra ou hipericão para dar um sabor mais agradável
Comer 1 maçã por dia no café da manhã, como sobremesa ou nos lanches é um ótima forma de aproveitar todos os seus benefícios, garantindo mais saúde. 1 maçã média tem aproximadamente 130 g e 74 calorias.

Benefícios da maçã para a pele :

Os benefícios da maçã para a pele inclui diminuir as rugas e a flacidez da pele porque a maçã é rica em antioxidantes que vão combater o envelhecimento da pele.


A maçã tem vitamina A, E e C que são antioxidantes e vão ajudar a combater os radicais livres que são formados pelo envelhecimento, poluição e má alimentação. A vitamina C vai também ajudar na produção de colagênio que mantém a rigidez da pele.

você sabia ?

Há mais de 7 500 espécies e variedades de maçãs. As diferentes espécies encontram-se em climas temperados e subtropicais, já que macieiras não florescem em áreas tropicais, pois necessitam de um número considerável de horas de frio, que é variável em função da variedade cultivada. As variedades da família da Gala, por exemplo, necessitam de um inverno com cerca de 700 horas de frio (temperatura abaixo de 7,2 °C) para terem o rendimento ideal na colheita.

A seguir, há uma lista das espécies cultivares mais comuns e onde são cultivadas, juntamente com o ano e local de origem:

Blackjohn: Brasil
Braeburn: Nova Zelândia (desde 1950), Estados Unidos
Cameo: Washington (desde 1980)
Cortland: Nova Iorque (desde o final de 1890)
Cox's Orange Pippin: Reino Unido, Nova Zelândia
Egremont Russet: Bretanha
Empire: Nova Iorque (desde 1966)
Fuji: Japão (desde 1930), Ásia, Austrália, Brasil, Argentina
Gala: Nova Zelândia (desde 1970), Estados Unidos, Brasil, Argentina
Ginger Gold: Virgínia (final de 1960)
Golden Delicious: Estados Unidos (desde 1890), Europa, Brasil, Argentina
Granny Smith: Austrália (desde 1868), Califórnia, Brasil
Honeycrisp: Minnesota (desde 1960)
Idared: Idaho (desde 1942)
Jonagold: Nova Iorque (desde 1968), e em outras partes dos Estados Unidos
Jonathan: Nova Iorque (desde 1920), e em outras partes dos Estados Unidos
Lodi: Ohio
McIntosh: Canadá (desde 1811)
Newtown Pippin: Nova Iorque (desde 1759), Oregon
Old Apple: Ontário
Pink Lady: Austrália (desde princípios de 1970), Leste dos Estados Unidos, Brasil
Red Delicious: Iowa (desde 1870), e em outras partes dos Estados Unidos, Argentina, Chile
Rome Beauty: Ohio (desde princípios de 1800)
Willie Sharp: Brasil
Winesap: Estados Unidos
Worcester Permain: Reino Unido

Entre as variedades mais consumidas em Portugal, destacam-se:

Gala
John Golden Red
Spur
Verde doncella
Reineta
Golden delicious
Starkrimson
Starking
Fuji


Em Portugal apenas a Maçã Bravo de Esmolfe tem, desde 1994, Denominação de Origem Protegida (DOP) definida na legislação da União Europeia (UE). Já no que diz respeito à Indicação Geográfica Protegida (IGP) são quatro as variedades reconhecidas: Maçã de Alcobaça , Maçã da Beira Alta , Maçã da Cova da Beira e Maçã de Portalegre.









Um comentário:

  1. Dizem que o hábito de comer uma maçã por dia mantém a pessoa longe do médico por muito tempo.

    ResponderExcluir